Classification scheme

Available services

Partilhar

Administração dos Reais Pinhais de Leiria

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/AHMOP/ARPL
Title type
Atribuído
Date range
1811-04 Date is certain to 1825-01-22 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
0,92 Metros lineares
Holding entity
Arquivo Histórico das Obras Públicas
Producer
Administração dos Reais Pinhais de Leiria
Biography or history
Esta Administração foi criada por alvará de 17/3/1790, substituindo a Intendência instituída em 11/1/1783, por ineficácia desta no combate a abusos na administração e guarda dos Pinhais de Leiria. Institucionalmente, estava ligada à Secretaria de Estado da Marinha e Domínios Ultramarinos. Era dirigida por um administrador, tendo ainda um juiz conservador (que era o corregedor de Leiria), um mestre do pinhal, um fiel dos armazéns no porto de S. Pedro de Muel, um guarda na fábrica da madeira, um cabo e seis guardas do pinhal e um patrão para os saveiros, tendo a cargo a conservação dos pinhais e a sua administração económica.

Com a reestruturação dos serviços da Marinha de 26 de Outubro de 1796, a Administração dos Reais Pinhais de Leiria manteve-se em funções, passando para a tutela da Junta da Fazenda da Marinha, tendo sofrido algumas alterações na sua organização interna.

Por efeito da criação da Intendência-Geral das Minas e Metais no início do século XIX e do desenvolvimento das matas das ferrarias de Figueiró dos Vinhos, bem como das invasões francesas, a Administração dos Reais Pinhais de Leiria entrou em decadência, da qual resultou a sua extinção e a criação da Administração-Geral das Matas, em 1824, na qual lhe foi dada continuidade.
Custodial history
O arquivo da Administração dos Reais Pinhais de Leiria sofreu um incêndio em 1810, no qual se perdeu a sua documentação, só existindo a que foi produzida a partir de 1811.

A documentação passou, por continuidade de funções, para a posse da Administração-Geral das Matas, a qual ficou na dependência do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria a partir de 1852.
Scope and content
Livros de registos de correspondência, de receitas, de despesas e outros.
Arrangement
Este fundo documental é composto apenas de livros, organizados pelo AHMOP, desconhecendo-se a existência de documentação avulsa. Cada livro contém registos ordenados cronologicamente.
Conditions governing use
Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário, ficheiro manual
Alternative form available
Microfilme - AHMOP
Related material
AHMOP: MMR, AGM, IGMM, SFTF, RFFA, DGA, DGCI.
 
Lang=pt   Lang=