Available services

Partilhar

Comissariado da Exposição do Mundo Português

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/AHMOP/CEMP
Title type
Atribuído
Date range
1939 Date is certain to 1940 Date is certain
Dimension and support
Papel; papel vegetal; ozalid
Holding entity
Arquivo Histórico de Obras Públicas
Producer
Ministério das Obras Públicas e Comunicações
Biography or history
Pelas portarias da Presidência do Conselho de 11 de Abril e 2 de Junho de 1938 é nomeada a Comissão Nacional que é incumbida de elaborar as grandes linhas programáticas para a comemoração do duplo centenário (o da Fundação e o da Restauração) a celebrar em 1940. Pelo decreto-lei 29087 de 28 de Outubro do mesmo ano passa a designar-se Comissão Nacional dos Centenários, mantendo-se como orgão permanente de consulta e direcção superior, sendo dotada de estrutura adquada. A Comissão Nacional era composta por várias secções, uma das quais com a designação de Exposição do Mundo Português. Para maior eficiência dos trabalhos relativos a esta, é criado (art.º5) um comissariado próprio com a designação de Comissariado da Exposição do Mundo Português. Este era constituído pelo comissário geral (Dr.Augusto de Castro), um comissário adjunto (Eng.Sá e Melo) e um arquitecto chefe da Exposição (Arq. Cotinelli Telmo), nomeados livremente pela Presidência do Conselho.

As obras ficaram a cargo dos serviços competentes do Ministério das Obras Públicas e Comunicações e das Câmaras Municipais.

Scope and content
A documentação é constituida por projectos e esboços, plantas, alçados e cortes, respeitantas ás áreas , pavilhões ou pormenores da exposição e por fotografias da zona de Belém.
Arrangement
Ordem alfabética dos processos segundo a designação de origem.
Conditions governing use
Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização
Language of the material
Português
Other finding aid
Ficheiro manual
 
Lang=pt   Lang=