Available services

Partilhar

Superintendência das Ferrarias de Tomar e Figueiró

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/AHMOP/SFTF
Title type
Formal
Date range
1655-04 Date is certain to 1761-01-16 Date is certain
Dimension and support
2 lv, papel
Extents
0.05 Metros lineares
Holding entity
Arquivo Histórico de Obras Públicas
Producer
Superintendência das Ferrarias de Tomar e Figueiró
Biography or history
Em 18 de Outubro de 1654, D. João IV instituía a Superintendência das Ferrarias de Tomar e Figueiró, dando um Regimento aos "Superintendentes, e mais Officiaes" das ferrarias e minas.

Apesar de existirem diversas minas de ferro em Portugal, recorria-se muito à importação, quer do metal, quer de armas e outros produtos manufacturados, sobretudo da Biscaia, por ser mais barato. Em plena Guerra da Independência, a necessidade de armas para o exército, levou a que se procurasse desenvolver a indústria metalúrgica em Portugal.

Sendo já conhecidas as minas das zonas de Tomar e de Figueiró dos Vinhos, ficou decidido pelo Regimento que a exploração das mesmas, o fabrico de armas e munições se concentrassem no mesmo local, bem como o seu armazenamento. Deste modo, o Regimento determinava a constituição de um corpo de funcionários, bem como as regras do funcionamento e da administração das Ferrarias. Para a decisão do seu estabelecimento contribuiu a existência de matas na região, que forneciam o combustível necessário à fundição do metal.

Com o passar do tempo, começaram a surgir problemas com o abastecimento de combustível, associados à má administração dos dirigentes e ao fraco desenvolvimento técnico, levando a que as Ferrarias tivessem sido mandadas encerrar entre 1759 e 1761.
Custodial history
Não se conhece ao certo as circunstâncias da incorporação desta documentação no Arquivo Histórico do Ministério das Obras Públicas, embora tudo leve a crer que se tenha dado juntamente com os outros fundos documentais relacionados, no contexto da continuidade de funções, aquando da criação do MOPCI, em 31 de Agosto de 1852.
Scope and content
Registos de correspondência recebida de provisões do Conselho da Fazenda, regimentos e alvarás dos oficiais e privilégios das pessoas moradoras nas Ferrarias de Figueiró dos Vinhos.
Arrangement
Contém apenas uma série
Access restrictions
Microfilme
Conditions governing use
Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário, ficheiro manual.
Related material
AHMOP - MMR, ARPL, IGMM, AGM, RFFA, DGA, DGCI.
 
Lang=pt   Lang=